Home A Empresa Atuação Clientes News
Home
A Empresa
Atuação
Clientes
News
Contate-nos


Nosso compromisso

Ser referência no mercado de consultoria em Engenharia Mineral no Brasil.
Com colaboradores de alto nível e larga experiência, unimos tecnologia de ponta, capacidade técnica, ética e princípios sustentáveis para prestar serviços personalizados de alta qualidade, visando sempre a maximização de retorno aos nossos clientes.

Sócio gerente

Décio Sândoli Casadei
- Engenheiro de Minas graduado pela USP, Mestre em Tecnologia Mineral pela USP e Doutor em Engenharia Mineral pela USP. É pós-graduado em seis cursos realizados nos EUA e um na Suécia. Especialista em desmonte de rochas, risco ambiental, gerenciamento operacional de minas a céu-aberto e subterrâneas. Membro da The Society of Mining Engineers desde 1980 e da International Society of Explosives Engineers desde 1994. Foi fundador e primeiro presidente da Associação Paulista de Engenheiros de Minas e da Federação dos Engenheiros de Minas do Brasil, suplente do conselheiro fiscal da Vale na CPRM, conselheiro e coordenador da Câmara de Geologia e Engenharia de Minas do CREA/SP, diretor e membro do conselho consultivo do IBRAM e consultor do CNPq. Realizou atividades acadêmicas na Escola Politécnica da USP, de 1973 a 1986, como Professor Assistente Mestre – Economia Mineral II e Perfuração e Desmonte de Rochas e coordenador no Brasil de quatro cursos internacionais sobre Desmonte de Rochas. Foi chefe de setor na empresa Mineração Boquira, única mina de chumbo do país à época, gerente técnico da Companhia Paulista de Mineração, diretor gerente da Cia São Caetano do Nordeste (mineração e calcinação de magnesita), assessor da presidência na Companhia Brasileira de Mineração e é sócio principal da Casadei Engenharia Mineral.

Colaboradores

Maurício Dompieri - Possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade de São Paulo (1985). Atua na indústria como consultor em Engenharia Mineral e em Análise de Complexidade e Riscos. Tem experiência na área de Engenharia de Minas, com ênfase em Tratamento de Minérios e Economia Mineral, principalmente nos seguintes temas: análise de complexidade, projeto de instalações de tratamento de minérios, controle de vibrações, perfuração e desmonte de rochas, due diligence e análise de viabilidade de empreendimentos minerais.

Décio C. Casadei - Formado em Administração de Empresas pela FGV.
Pós- graduado em Comunicação e Branding pela ESPM.
Com experiência em Marketing, Finanças e Administração Geral, fez sua carreira de mais de 20 anos em grandes grupos como Grupo Abril e Organizações Globo.

Djalma Celso de Souza - Geólogo formado pela USP em 1965 tem especialização em  pesquisa e prospecção mineral.
Possui ampla experiência em mapeamento geológico, planejamento, acompanhamento e controle de programas de sondagem, bem como  avaliação de possibilidades de reservas minerais.
Realizou  projetos e instalações de equipamentos de laboratório para estudos de solos e rochas.
Fez  viagens ao exterior, para os Estados Unidos, Canadá, Noruega, Áustria e Alemanha, para contatos com indústrias e laboratórios de pesquisa em mecânica de solos, mecânica de rocha e geofísica.
É colaborador da CEM há 10 anos.

José Jaime Sznelwar - Engenheiro de Minas com Mestrado em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo. Trabalhou por mais de 30 anos em várias empresas de porte tais como a SA Mineração de Amianto (Saint Gobain - França); SA Serrana de Mineração (Bunge fosfato e cimento); Jari Celulose SA; SA Elektro e Light SA, em posições de liderança nas áreas de logística, suprimentos e economia mineral. Tem experiência nas áreas de due diligence,  estudos de viabilidade econômica e de mercado. Atualmente diretor da SZW Desenvolvimento, uma empresa de consultoria dedicada à mineração, suprimentos, logística e mercado. Professor da Fundação Getúlio Vargas - (programa de pós-graduação ADM) em estratégia de negócios.

Giorgio de Tomi - Engenheiro de Minas da Universidade de São Paulo (1983), com Mestrado em Engenharia de Minas pela Southern Illinois University (1989) e doutorado em Engenharia de Minas, do Imperial College, de Londres (1995). É Professor Associado de Engenharia de Minas na Universidade de São Paulo, Brasil, desde 1998, Consultor Internacional para o Programa Mercúrio Global da UNIDO (United Nations Industrial Development Organization), Áustria, desde 2011,membro da sociedade para exploração, mineração e metalurgia, SME, EUA, desde 1982. Registrado como Chartered Engineer, Reino Unido (CEng), desde 1993, registrado como European Engineer (Eur.Ing.), desde 1994. Tem experiência em planejamento de mina, projeto e gestão de mina a céu aberto e subterrânea; auditoria e gerenciamento de reservas e recursos minerais; gestão integrada de automação de mina e gestão de sistemas de otimização de processos de inovação para a indústria de recursos naturais.

Arthur Pinto Chaves - Engenheiro metalurgista, Mestre em Tecnologia Mineral e Doutor em Engenharia Mineral, todos pela Escola Politécnica da USP, 1968, 1972 e 1979. Pós doutorado na Southern Illinois University em Carbondale, Estados Unidos, 1991. Professor titular de Tratamento de Minérios na Escola Politécnica, 1992. Antes de se dedicar à Escola, trabalhou em empresas de mineração como a Mineração Oriente Novo e em empresas de engenharia como a Paulo Abib Engenharia e Promon Engenharia. Está aposentado mas continua lecionando e orientando alunos de  pós-graduação. Dedica o resto do seu tempo à consultoria em projetos de engenharia e desenvolvimento de processos de beneficiamento de minérios. É autor de 6 livros-texto sobre Tratamento de Minérios, dois deles em quinta edição.

Parceiros

José Mendo
- Engenheiro de Minas e Metalurgista, formado pela EEUFMG em 1961, desempenhou funções tais como: Diretor do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG, responsável pelas áreas de Mineração, Metalurgia e Indústria; Diretor da Indústria de Calcinação Ltda -  ICAL; Superintendente de Desenvolvimento da S.A Mineração da Trindade – SAMITRI, com foco no então Projeto SAMARCO; Membro (Titular) do Conselho Temático de Meio Ambiente da CNI; Conselheiro Suplente do CONAMA; Conselheiro do COPAM-MG, Vice-Presidente do Organismo Latinoamericano de Mineração – OLAMI; Diretor da SIM – Sociedade Interamericana de Mineração; Representante da Mineração brasileira no ICMM – International Council on Mining and Metals; Coordenador da fundação do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM, em 10. DEZ. 1976, Diretor, Secretário Executivo e Vice Presidente Executivo da Entidade, por cerca de 30 anos. Consultor do Ministério de Minas e Energia – MME, quando da elaboração, do “Novo Marco Regulatório” do Setor Mineral Brasileiro. Presidente do Conselho Diretor e da Diretoria da APROMIN – Associação Brasileira para o Progresso da Mineração, Presidente do Conselho Empresarial de Mineração e Siderurgia da Associação Comercial de Minas – ACMinas e Presidente do CEAMIN – Centro de Estudos Avançados em Mineração. É presidente da J Mendo Consultoria.

Paulo Abrão - Geólogo, formado pela Universidade de São Paulo em 1970. Atua em geotecnia para mineração desde esta época, incluindo estudos e projetos de taludes de mina, depósitos de estéril, disposição de rejeitos, drenagem de minas, estudos ambientais e planos de fechamento de minas. Já participou em estudos, projetos, auditorias, operação e acompanhamento de mais de 100 barragens de rejeitos, a maioria no Brasil e algumas no exterior. Já visitou mais de 60 barragens de rejeitos no exterior. Foi professor de geologia de engenharia da Faculdade Mauá de Engenharia, entre 1976 e 1986, e ainda atua como professor do curso de mestrado da UFOP, para barragens de rejeitos. Trabalhou na Geotécnica S.A. entre 1971 e 1978 e na Paulo Abib entre 1978 e 1990, tendo sido gerente de tecnologia e diretor desta última. É sócio diretor da empresa Geoconsultoria Ltda desde 1991.

Décio Freire - Arquiteto, Mestre em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo com 25 anos de experiência profissional em órgãos públicos, notadamente nas áreas de planejamento ambiental e avaliação de impactos ambientais e sociais, tendo trabalhado na CETESB e Secretaria do Meio Ambiente do estado de São Paulo. Atua como consultor das seguintes instituições financeiras internacionais: BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento e IFC – International Finance Corporation.

Site Map